Miasthenia – “Sinfonia Ritual” (feat. Ifall), (2019)

Miasthenia – “Sinfonia Ritual” (feat. Ifall), (2019)

Misanthropic Records/Mutilation Productions

Extreme Pagan Metal

 

Nota: 10

 

Não é incomum, ao Black Metal, o uso de teclados e sintetizadores para criar véus sinfônicos, atmosferas e cenários épicos e ambientações teatrais – nomes como Emperor, Summoning, Limbonic Art, Cradle Of Filth, Dimmu Borgir e tantos outros, evidenciaram e concretizaram a fórmula, que unia as características primais do subgênero ao refinamento e magnitude da música clássica.

Lançado no ano passado pela Mutilation Records, o álbum “Sinfonia Ritual” pode ser tomado como um capítulo distinto dentro da discografia do cultuado e respeitado Miasthenia. Elaborado em parceria com o músico/produtor Ifall, o trabalho apresenta cinco composições extraídas dos álbuns: “Supremacia Ancestral”, “Legados Do Inframundo” e “Antípodas”, sob uma nova proposta e perspectiva – épica,  sinfônica e cinematográfica.

A nova roupagem preservou e acentuou ainda mais a aura mística e pagã, já comum dentro do trabalho do Miasthenia. E sua abordagem centrada na veia sinfônica rendeu ao mesmo, ares pomposos, idílicos e gloriosos, tornando uma arte já integralmente bela, em um monumento impávido e deslumbrante.

A ausência das estruturas tradicionais, criadas pelos instrumentos básicos foi totalmente suprida pelas diversas camadas atmosféricas e orquestradas – as texturas, nuances e progressões deram as músicas, uma nova e fulgurosa vida e junto a ela, uma mais profunda e evocativa interpretação.

Seria um inútil labor citar destaques, pois “Sinfonia Ritual” é um momento genuíno e singular dentro da música do Miasthenia e deve ser ouvido, absorvido e compreendido de forma plena, pois ele não é apenas belo, é misterioso, forte e principalmente, êxtasiante!

Fábio Miloch

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *