Sobernot – “Silent Conspiracy” (2018)

Sobernot – “Silent Conspiracy” (2018)

Groove Metal/Thrash Metal

Nota: 8,0

O surgimento do Sobernot, no decorrer desta década, só aumentou mais ainda a fama que o Chile tem sobre a quantidade de excelentes bandas de seu país e somente em 2018 que eles chegaram ao seu primeiro disco completo, após alguns singles e o EP de estreia “Aurt”, de 2015.

Os riffs iniciais que abrem o álbum, na faixa “Vermis”, já indicam o estilo que teremos durante toda a audição. Os arranjos de guitarras, somados ao baixo bem presente trazem a mente a proposta que fez o Pantera se tornar mundialmente famoso na década de noventa. A bateria, com bastante groove, boas quebradas e saindo do tradicional ritmo Thrash Metal, ajudam a trazer esse espírito e não acaba por aí.  O vocal de Cesar Vigouroux também lembra o de Phil Anselmo, só que num timbre um pouco mais agudo.

Na sequência, “Nowhere To Run” apresenta algumas partes mais truncadas e bases mais pesadas que remetem ao som do Anthrax nos anos 80, além de algumas linhas vocais que vão para o estilo John Bush, chegando a alguns tons mais altos.  Em “Cold Bitch”, temos novamente bases bem quebradas, dando um ar mais progressivo e mostrando certa particularidade no som, afora o refrão que é daqueles para puxar o público nos shows.

Alguns momentos mais tranquilos surgem pela metade do disco, como em “I Still Let You Linger”, que tem uma interpretação mais sentimental e vocal mais melódico, sem perder o peso. Em “Nothing at All” a banda retoma a pegada na guitarra, com uma sonoridade mais soturna e “Let Them Starve” finaliza o disco com bastante raiva.

Sem dúvidas temos um bom disco, porém eu acredito que a banda ainda precisa atingir uma maior personalidade em seu som e deixar o lado tão evidente das influências. Isso virá, naturalmente, com o tempo de estrada. De qualquer forma, temos um bom lançamento e que vai agradar e muito aos saudosistas da banda dos irmãos Abbott.

Victor Augusto

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *